top of page

Como tirar o NIE de familiar de cidadão comunitário?

24 de OUTUBRO de 2020

Oie, estou de volta para finalmente terminar esses 3 posts tão importantes para a regularização aqui na Espanha. Seguindo os passos e prazos, nesse momento chegou finalmente a minha vez. Com o NIE do meu marido em mãos, como contei para vocês aqui, o documento dele sai na hora, já corri e tentei marcar uma cita pro meu processo. O nome da primeira cita (nós temos duas) é a "familiares de residentes comunitários", e você pede cita aqui. Ah não sei se eu já comentei, mas cita é o mesmo que agendamento.

Depois de um tempo tentando todos os dias, de segunda a sexta sempre as 9 da manhã (ainda antes da pandemia porque o NIE do meu marido ficou pronto na segunda quinzena de janeiro e o nosso lockdown foi a partir de março), conseguimos uma cita para o final de fevereiro mais ou menos. (eu cheguei na Espanha no dia 18/11, no dia 18/02 faria 3 meses que eu estava na Espanha, ou seja, prazo permitido para turistas ficarem na Europa sem a necessidade de visto, porém, no nosso caso, não precisamos nos preocupar, se acontecesse algum questionamento por parte da policia era só explicar que estávamos tentando cita para a minha regularização... nessa época eu andava com cópias do documento do meu marido + nossa certidão de casamento e, a partir do dia que eu consegui marcar a cita, eu andava com o comprovante da cita... no meu caso, nunca precisei apresentar nenhum documento pra ninguém, mas vai que né...).

Com a cita marcada, chega o momento mais delicado de todos: reunir a documentação. E atenção, há documentos em que precisamos pedir assim que chegamos em solo espanhol como é o caso das certidões que precisam estar atualizadas, traduzidas e juramentadas. Essa parte é chata porque são necessários muitos documentos e, ainda assim, o funcionário da extranjeria daquele dia pode, digamos, dificultar o processo (foi o que aconteceu comigo, aff), mas sendo minucioso e reunindo todos os documentos com mais uma dosezinha de sorte dá certo. 

IMG_5955.JPG
IMG_3784.JPG

ABOUT COISAS DE CAMILLA

Camilla Araujo Mleczak.

31. Alicante. Espanha.

Sol em Virgem. Ascendente em Escorpião. Lua em Leão.

Aqui é só um lugar onde divido meus interesses, viagens, comidas, indico coisas aleatórias e compartilho meu estilo de vida.

Documentação exigida na primeira cita "familiar de residente comunitário."
  • Comprovante da cita impresso;

  • 2 cópias do EX-19 devidamente preenchido e assinado;

  • Passaporte + cópia de todas as páginas;

  • Documentação creditativa de vinculo (no nosso caso, a certidão de casamento de inteiro teor apostilada traduzida e juramentada) com data de no minimo 3 meses);

  • Passaporte e Nie do cidadão comunitário + cópias;

  • Comprovante de que se possui meios de viver na Espanha dependendo do cidadão. Para 2 pessoas, o valor aproximado é de 12.400€, valor atualizado para 2020. (Encontrei os valores aqui);

  • Seguro de saúde sem co-participação para todos os membros da familia;

  • Três fotos tamanho carnet com fundo branco;

Esses são os documentos que são solicitados de acordo com a fonte oficial do site, mais precisamente aqui. Porém, na prática, não é bem isso que acontece ou aconteceu comigo.

Seria realmente mais fácil se as informações aqui na Espanha não fossem cruzadas e que todos os funcionários seguissem a documentação e os procedimentos que estão disponíveis no site oficial. Eu sempre levo em consideração o que diz a fonte oficial, mas sabendo que se tratando de extranjería, melhor "pecar pelo excesso". Assim que eu cheguei na Espanha, eu já busquei algum contato nos grupos de brasileiros em busca de uma pessoa que me ajudasse a encontrar um tradutor juramentado para traduzir nossa certidão de casamento de inteiro teor que já tava apostilada e estava novinha porque eu pedi uma cópia atualizada 1 semana antes de sair do Brasil.

Encontrei uma pessoa que trabalha com isso e eu enviei apenas foto da certidão, paguei o serviço, uns 45€ se não me engano, e com 20 dias chegou a certidão traduzida e juramentada por tradutor oficial via correio.

Nessa parte do processo eu também paguei a taxa porque achei que seria para esse momento, o modelo 790 código 012, sabem? E levei também, porem não foi necessário... levei também as fotos e não foram pedidas, ou seja, as informações são cruzadas.

O que aconteceu comigo é que eu não dei muita sorte e a funcionária colocou alguns obstaculos pro meu NIE, principalmente no momento de mostrar o extrato bancário. Com o meu marido foi super tranquilo, levamos um extrato numa folha sulfite com os ultimos movimentos + saldo assinado pelo gerente da agencia, passou normal... no meu momento, a funcionária disse "ué, mas esse extrato aqui não prova nada, sim, ele é novo, mas quem me garante que esse dinheiro ainda está lá?" claro que nesse momento eu fiquei sem ação né? nervosa ainda mais em uma lingua que não é a sua... lembrando que para fazer esse processo, o "responsável" tem que estar junto, no caso o cidadão da união... sei que ela colocou obstaculo em mais algum documento, acho que o seguro saúde, maaaaaas no fim, deu certo. Ela tava me testando hahaha e quando a gente chega é tudo muito dificil, ainda não nos sentimos seguros para defender nossos direitos, sabe? 

No fim, depois de bufar um pouquinho, ela pegou uma das cópias do meu EX-19 e anotou meu tão sonhado número de NIE e disse que eu aguardasse aproximadamente 90 dias até chegar a cartinha com o ACEPTADO e, com essa cartinha, marcar a segunda e ultima cita: a de toma de huellas (tirar as digitais). Então é isso, nessa primeira cita, você sai de lá com um EX-19 com o numero do seu NIE anotado e você vai andar com ele + o passaporte brasileiro até poder marcar a segunda cita de toma de huellas e aí sim, fazer a sua TIE (que é o cartãozinho parecido com uma identidade).

A segunda cita: toma de huellas

A minha primeira cita (essa que eu comentei aí acima) foi na segunda quinzena de fevereiro e, em março, foi decretado o estado de alarma e o confinamento, logo não consegui marcar a próxima cita, de qualquer forma, sabia que precisava esperar, no minimo, 3 meses para que a cartinha com o "aceptado" chegasse e sabendo que o fato de estarmos em quarentena com tudo fechado ia demorar um pouco mais o processo. Eu acompanhava o processo atraves desse site e aproximadamente 4 meses depois, em meados de junho, o cartinha com o ACEPTADO chegou no meu endereço e, com o final do estado de alarma, a extranjeria voltou a funcionar.

 

Acredito que tive sorte porque tem pessoas até hoje tentando marcar essa cita sem sucesso, mas com só uma semana tentando, consegui uma cita para comísaria de policia em Gandía (1 hora aproximadamente de trem da estação Nord de Valencia até Gandia), mas essa foi a unica cita que apareceu pra mim, resolvi marcar ela mesmo porque não tava podendo esperar muito.  


 

Então, o resuminho antes de continuar:

Janeiro - marquei a cita "familiar de residente comunitario";

Fevereiro - levei a documentação na extranjería de Valencia e saí de lá com minha folhinha com o numero do NIE anotado; (Esperar no minimo 3 meses pela cartinha abençoada)

Março - Inicio do confinamento/estado de alarma.

Junho - Chegou a abençoada cartinha no endereço/marquei cita pra julho na comisaria de Gandia.

Julho - Fui até Gandia com todos os documentos da cita "toma de huellas". 

Documentação exigida na segunda cita "toma de huelas"

  • Comprovante da cita impresso

  • Formulário EX-17 preenchido e firmado

  • Passaporte e folha sulfite com o numero do NIE + cópia. PS: cópia apenas das folhas do passaporte com algum conteúdo

  • Taxa modelo 790 cod 012 paga original 

  • Uma fotografia de tamanho 32x26 milimetros com fundo branco 

  • Certificado de empadronamento (lembrando que tem que ser novo pois todo certificado tem validade apenas de 3 meses) PS: não foi pedido para mim, mas é bom levar, visto que essa documentação vem direto do próprio site da extranjería

  • Resolução do permiso de residencia (a cartinha que chegou na tua casa).

- Em caso de ser renovação da TIE, levar a tarjeta anterior.

No meu caso essa cita deu tudo certo, mas não foi 100%, ahahahha, sério. Eu estava acompanhada do meu marido porque pensei que ele também tivesse que estar presente nessa segunda cita, e não precisa estar, só é necessário estar acompanhada do residente de união na primeira cita. Eu não marquei cita para Valencia porque não apareceu a opção, devido ao desespero, marquei a primeira que me apareceu. Acontece que no momento do atendimento, a policial viu minha folha sulfite com o NIE e disse "mas você fez a solicitação em Valencia, você mora lá?" e eu disse que sim e ela me disse "mas se você mora em Valencia, você não pode fazer esse procedimento aqui." E o que aconteceu? Fiquei nervosa, gaguejei e quase não consegui explicar que marquei a cita ali não foi porque eu quis, mas que foi a unica que me apareceu e devido a necessidade não podia esperar mais... não sei se ela entendeu, mas resolveu deixar passar... tirei as digitais, entreguei os documentos necessários, ela me deu um papel de "resguardo" e disse para voltar depois de 30 dias com esse papel + passaporte no mesmo endereço para buscar. 32 dias depois, inicio de agosto, voltei a Gandia e FINALMENTE peguei minha tarjeta depois de 9 meses morando na Espanha.

Quem mora aqui ou quem tem planos de vir morar já deve saber que o processo aqui é leeeeeento, que exige paciencia, perserverança, resiliencia e mais umas 5 doses de paciencia de novo e mais uma vez, maaaaaas, no final, tudo se ajeita, não é mesmo? Melhor mesmo é a gente já ir se acostumando (se é que isso é possível) porque tramite burocratico vai existir sempre né? independentemente do país... e eu vou ficando por aqui, hasta pronto!!!

 

bottom of page