top of page

Meus hobbies nessa quarentena 

14 de ABRIL de 2020
IMG_3755.JPG
IMG_3784.JPG

ABOUT COISAS DE CAMILLA

Camilla Araujo Mleczak.

31. Alicante. Espanha.

Sol em Virgem. Ascendente em Escorpião. Lua em Leão.

Aqui é só um lugar onde divido meus interesses, viagens, comidas, indico coisas aleatórias e compartilho meu estilo de vida.

Foi no dia 14.03.2020 que a nossa quarentena obrigatória aqui na Espanha foi iniciada e hoje completamos exatamente 1 mês da quarentena e eu acordei um pouco cansada. Aproveitando o post para falar um pouco sobre esses dias "estranhos" aqui nesse "diário online", posso dizer que já passei por todas as fases da quarentena e que elas vão se repetindo ao longo dos dias e que eu vou tentando viver um dia após o outro.

Dia desses, na tv, uma psicóloga falou que a quarentena tem algumas fases: a negação, medo racional e irracional, tristeza e aceitação. Eu já fui e voltei nesses sentimentos umas 300 vezes e isso só intensifica a minha certeza de que vamos sair muito diferentes dessa experiência.

Ao longo dos anos, eu mesma me tornei uma pessoa caseira, gosto de estar em casa com meu marido e minha Viczinha. Em São Paulo, passávamos quase todos os fins de semana em casa, aproveitando a companhia um do outro e eu reclamava da falta de tempo para colocar tudo em ordem e hoje eu olho ao redor e vejo que tem tempo até demais, hahaha. 

Eu acredito que o processo da quarentena tá sendo desafiador para muitas pessoas e que eu faço parte do grupo que, apesar do isolamento social, só tem motivos para agradecer... apesar de estar vivendo em um dos países mais acometidos por esse virus, permaneço em casa, em segurança, saudável e grata porque sei que meus familiares e amigos também se encontram bem em vários lugares desse mundão.

Mas esse post nem é pra falar muito sobre a quarentena em si (como o próprio título já diz), mas eu aproveitei a ocasião para refletir um pouco sobre esse mix de sentimentos que o isolamento tá provocando em tantas pessoas, tem dias (como o de hoje) que nos falta um pouco mais de coragem e resiliência para continuar e junta com o sentimento de luto (a nível mundial) e, assim, falta um pouco mais de ânimo a todos, o que é absolutamente normal nesse processo.

Quando nos "recuperarmos", eu com certeza, voltarei aqui e contarei mais um pouco sobre as diversas reflexões que estou tendo estes dias, sendo assim, falarei um pouco mais sobre os aprendizados de vida que venho adquirindo e sobre a gratidão a vida e a Deus por me dá mais uma oportunidade de aprender e evoluir enquanto ser humano, porém, hoje ainda não é esse momento, ainda estamos (praticamente todo o mundo) em isolamento social e mais para frente falarei sobre isso.

E o meu objetivo com esse post é compartilhar um pouco de tudo que eu to fazendo/vendo/ouvindo e mostrar um pouco dos meus hábitos para suportar o isolamento social e aliviar a saudade de sair andando por essas ruas tão formosas e ensolaradas de Valencia. Vamos allá :)

Séries para os quarenteners:

inacreditavel.jpg
chicas.jpg
100 humanos.jpg
el-vecino.jpeg
PEQUE.jpg

Começando aqui com o meu hobby preferido que é ver séries! Hobby antigo porque eu sou daquelas pessoas que acompanham séries desde a época de Felicity ou antes, ou melhor, desde os tempos que os episódios de Friends eram inéditos na Warner Channel... ô saudade!

Mas vamos ao que interessa, vou colocar aqui as séries que consegui finalizar nesse primeiro mês de quarentena. PS: poderia ter muito mais opções, mas por mais que eu ame séries, eu não consigo ficar hoooooras fazendo a mesma coisa, sempre tento variar.

1. INACREDITÁVEL (Netflix): Série sensacional baseada em fatos reais que relata uma série de estupros que aconteceu nos EUA. É uma série que todas as pessoas deveriam ver, causa um desconforto enorme porque a gente vê ali a realidade que acontece ainda hoje em muitos países onde a culpa é sempre da vitima. Essa série mudou a minha vida.

2. 100 HUMANOS (Netflix): Série documental que "testa" vários experimentos em 100 humanos e é muuuuuito interessante, tem vários episódios sobre temas diversos como testar qual o sexo mais "forte", em qual idade somos mais produtivos, níveis de preconceito, busca pela felicidade, entre outros... MUITO BOM! Terminei todos os episódios em apenas uma noite.

3. LAS CHICAS DEL CABLE (Netflix): Já tinha tentado assistir As Telefonistas uma vez, mas achei a primeira temporada um pouco massante ou talvez eu realmente não tivesse no clima, até porque eu tinha uma "discriminaçãozinha" com séries que a língua não fosse inglesa, sorry hahahaha Mas, eu dei uma segunda chance agora a série e me apaixonei, como eu tinha imaginado, a gente acaba se apegando aos personagens e, a partir da segunda temporada, a série melhora muito, então vale muito a pena assistir, sem falar que é uma série que retrata a luta das mulheres por direitos nos anos 20. Esperando ansiosa pelos episódios finais da quinta temporada que sai ainda esse ano.

4. EL VECINO (Netflix): Melhor descoberta da quarentena porque eu sou apaixonada por séries de comédia e besteirol. Essa série relata a vida de um jovem que se transforma em um super herói e mostra as aventuras dele ao tentar salvar pessoas que estão em perigo. Eu ainda não estou 100% por dentro da cultura espanhola, mas parece ser uma série que tem todos os clichês espanhóis e, pra mim, que estou morando aqui agora, a série mostra muitas coisas sobre o estilo de vida e o jeito de ser do jovem espanhol... e eu ri MUITO em todos os episódios, então para quem esta precisando descontrair nessa quarentena (o que eu acho super válido), eu super indico essa série e se você quer realmente comprovar se é verdade que os espanhóis realmente sabem fazer comédia, essa série é perfeita para você ter certeza que a respostas é SIM.

5. PEQUEÑAS COINCIDENCIAS (Amazon Prime): Eu tenho 30 anos mas eu não resisto a uma comédia romântica clichê com direito a mocinho correndo atras da mocinha no aeroporto + mocinho se pronunciando contra o casamento da mocinha + beijo na chuva, etc... Eu to amando essa série (falta só dois episódios para eu terminar e eu ja espero que tenha uma terceira temporada). A série também é daqui e se passa em Madri, é muito engraçada e, ao mesmo tempo romântica e o melhor é que também mostra o estilo de vida do espanhol madrilenho com todos os clichês possíveis e tem dois goals: como toda boa série de comédia, tem um cachorro no elenco + os protagonistas são mais maduros, então a gente se identifica com as crises da vida adulta, mas tudo de uma maneira muito descontraída. 

PS: E as séries e filmes daqui da Espanha me conquistaram! ♡ E se quiserem aproveitar a quarentena para marotonar Gilmore que é o meu seriado mais favorito do mundo, também é uma ótima oportunidade, uma série levinha e apaixonante nesses dias díficies faz bem ao coração. 

Livros para os quarenteners:

a prin.jpg
sorte.webp
ate que a culpa.jpg

Um dos meus hobbies favoritos é ler livros, principalmente depois que me dei um kindle de presente e, nessa quarentena, o hábito de ler tá ainda mais presente no meu dia a dia. Normalmente, eu reservo 1/2 horinhas de leitura antes de dormir e a leitura tem rendido bastante e me relaxa muito antes de cair no sono... as vezes, devido ao sono desregulado, o sono demora horas para vir e eu vou lendo e lendo e nem percebo as horas passarem. Nesses 30 dias, já terminei 2 livros e to na metade do terceiro. Vamos aos títulos:

1. A PRINCESINHA: Eu amava esse filme quando era pequena e assistia sempre que ele passava na sessão da tarde. Meu pai locou esse filme mais de umas 10 vezes para eu assistir na época. Esse livro é encantador assim com o filme e achei ele perfeito para ler nesses dias porque é aquele livro que ensina muito sobre compaixão, empatia e caridade, tudo que estamos precisando atualmente e a Sarah é uma menina encantadora e muito serena, tão pequena mas já sabe tanta coisa sobre a vida... é um livro infanto-juvenil, mas que nos ensina lições de gente grande. 

2. ATÉ QUE A CULPA NOS SEPARE: Mais um livro maravilhoso da Liane Moriarty como todos as outras obras que já li dela, como sempre, perfeita, nunca errou. Os livros da Liane sempre tem uns segredos ocultos, tipo um suspense que amo e que nunca abandono, já que esse é meu estilo de livro preferido... mas a Liane faz diferente, além dos segredinhos que a gente quer muito saber, eu sinto que o foco das obras dela nunca é só a descoberta dos segredos, mas sim a abordagem da vida cotidiana dos personagens que são sempre mulheres adultas, fortes, com diferentes jeito de ser e maneiras distintas de enxergar a realidade. A riqueza de detalhes com que a autora descreve os sentimentos dos personagens é o que mais me vicia em todos os livros dela (alguns acham massante, mas os virginianos piram). Pessoas como nós, longe da perfeição, pensamentos como os nossos, as vezes bons, as vezes, destrutivos. Perfeita essa mulher! Ah gente, só lembrar da série PEQUENAS GRANDES MENTIRAS né? Uma das melhores séries que já vi e livro então, nem se fala.

3. SORTE OU AZAR: Um livrinho infanto-juvenil da Meg Cabot que era a minha escritora preferida quando eu comecei a ler lá na época do Diário da Princesa... Acho que esse livro é de 2008 por aí e é cheio de todos os clichês dos quais eu me lembro da Meg em que temos uma mocinha desastrada que veio da cidade pequena estudar em um colégio da elite novaiorquina. Muito bom para descontrair também e dá pra ler rapidinho.

Filmes para os quarenteners:

1.jpg
6.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpeg

Se eu falar uma verdade, não me julguem! Eu já não sou assim mais tãaaaao fã de filmes; de uns anos pra cá, eu venho me tornando a pessoa que eu mais temia: aquela que dorme em todos os filmes e que é uma péssima companhia para ver filmes junto... hahaha mas, com o isolamento social, a gente tá sempre procurando algo para entreter e principalmente no momento da refeição, porque eu tenho o péssimo hábito de comer vendo televisão, sério. Mas eu vou citar aqui alguns filmes bons que eu vi nesses 30 dias, só os que valem a pena indicar, porque tiveram uns bem ruins que nem terminei.

1. O LIMITE DA TRAIÇÃO (Netflix): Um suspense do netflix que conta a história de uma mulher acusada de ter matado o seu companheiro e uma investigadora, não acreditando na confissão da mulher, resolve ir mais a fundo e acaba descobrindo muitas verdades sobre o caso... como sempre eu viciada em um suspense. Filme excelente, vale a pena ver!

2. MINHA MÃE É UMA PEÇA 3: Sou suspeita para falar porque eu amo o Paulo Gustavo e o considero o melhor humorista da atualidade. Eu amo todos os filmes dessa série, consegue ser muito engraçada e divertida como todos os outros filmes e mostra a realidade de todas as nossas mamães. Esse filme salva qualquer deprê de quarentena, real oficial.

3. MISTERIO NO MEDITERRANEO (Netflix): Demooooorei para ver esse filme porque tinha esquecido que ele tinha sido lançado e, dia desses, por acaso o netflix me indicou (o meu nível para filme é aquele de uma pessoa que ainda não viu Birdbox com a Sandra Bullock, perdão hahaha). Esse filme é muito bom, mistério com comédia numa viagem pelo mar mediterrâneo... eu acho impossível um filme com o Adam Sandler (comédia por favor, porque o novo filme dele no netflix é bem ruim) com a Jen Aniston não ser bom...

4. ENTRE REALIDADES (Netflix): É um filme que você começa a ver e não sabe bem o qual o intuito e qual é a história, mas essa é justamente a graça do filme... Eu comecei a ver sem ler direito a sinopse do filme, então fiquei meio que com várias interrogações na cabeça, mas eu percebi que é um filme daqueles que não parecem ter uma sincronia (como Efeito Borboleta) e que a atenção aos detalhes é essencial... é daqueles filmes que depois que você assiste, corre pro google para entender um pouco mais sobre porque o filme termina e você fica meio "MAS COMO ASSIM ARNALDO?" 

5. BOHEMIAN RHAPSODY: MARAVILHOSO. ICONE. EMOCIONANTE. PRENDE DO INICIO AO FIM. Até para mim que não sabia quase nada sobre o Queen ou sobre o Freddie Mercury, esse filme é simplesmente sensacional.

Canais no youtube para quarenteners

meditar

Normalmente eu uso pouco o Youtube se comparado a outras plataformas e sites da internet e também, geralmente não sigo canais religiosamente porque quando tenho interesse de fazer uma pesquisa sobre um assunto determinado eu jogo no campo de busca e vou explorando... porem, tem alguns canais que eu super indico porque assisto aos videos regulamente.

1. SPANISH WITH VICENTE e MARIA ESPAÑOL: Ok esses canais só vão interessar para quem está aprendendo espanhol (meu caso) ou para quem quer da uma turbinada na língua.. eu gosto muito fã da metodologia dos dois porque geralmente é bem dinâmica e é espanhol daqui da Espanha, os dois são daqui e eles fazem muitos videos sobre expressões de calle e sobre cultura em geral. Canal aqui e aqui.

2. YOGA MUDRA: Esse canal eu já acompanho faz teeeeempo e eu gosto muito das meditações e das aulas de ioga que a Raissa Zoccal (dona do canal) posta lá... tem muitos videos de ioga para iniciante e como eu não gosto de me exercitar dentro de casa, faço um pouco de ioga todos os dias e me sinto incrivelmente melhor... sem esquecer que a voz da Raissa relaxa e traz paz ao coração, todos os video de ioga e meditação são guiados, assim é muito tranquilo para conseguir manter a mente focada na prática. Tem me ajudado muito nesses dias. Canal aqui.

3. RECEITAS DE MINUTO: Esse canal eu já amo faz tempo e eu pesquiso todas as minhas receitas primeiramente nesse canal porque ele é bem conciso e é ótimo para quem tá começando também... alias, quando eu comecei a cozinhar, eu aprendi muita coisa com esse canal porque eu não tenho muita paciencia para video grande de receitas (já alimento meu vicio assistindo os programas de tv), a linguagem é simples e as receitas são preparações fácies de reproduzir e com ingredientes acessíveis. Alias, ontem mesmo fiz coxinha pela primeira vez na minha vida seguindo a receita desse canal e ficou magnifica. Canal aqui.

4. JU CIRQUEIRA: Eu amo esse canal! A Ju é uma influenciadora digital que indica livros e uns 95% dos livros que eu leio é de indicação dela. Todos os livros que eu li que foram indicados por ela foram maravilhosos, inclusive eu tenho uma lista de espera de livros indicados no canal dela. Além de ter muito bom gosto para livro, me identifico muito com ela como pessoa, uma fofa! Canal aqui.

Spotify e podcasts para os quarenteners:

10.webp
11.jpeg
7.jpg
8.jpg
9.jpg

O ano de 2020 vai ficar conhecido como aquele em que eu conheci os podcasts e ultimamente eu tenho escutado mais podcasts do que musicas em geral, então não poderia deixar de colocar aqui alguns dos podcasts que eu tenho escutado sempre enquanto cozinho e faço minhas atividades diárias.

1. É NOIA MINHA: Melhor descoberta dos podcasts do Spotify. Esse, na minha opinião é o melhor. É o podcast da escritora e roteirista Camila Fremder e eu sou muito fã dela porque vejo que ela é muito natural, muito gente como a gente e eu acho que é exatamente isso que a gente busca na web hoje né? Pessoas de verdade. Ela sempre conversa sobre umas nóias diversas que todos nós humanos temos de uma maneira bem engraçada e descontraída, quem nunca ouviu, favor, OUÇAM, porque todos os episódios são muito bonse engraçados.

2. DESPERTAR ZEN: Esse é o podcast que traz algumas palestras da Monja Cohen em audio e eu gosto muito porque eu tenho muito apreço pela prática budista e a Monja fala sobre as situações cotidianas e sobre o nosso comportamento diante dessas situações, tenho aprendido muito sobre a importância do meu papel enquanto apenas uma partícula desse grandioso universo e sobre como estamos em constante transformação e, o melhor, tenho reconhecido muitas situações nas quais eu fui e sou egoísta e esse podcast vem me ajudando muito a manter o equilibrio e a serenidade nos momentos complicados.

3. ENTIENDE TU MIENTE: Podcast espanhol muito famoso aqui na Espanha, perfeito para a minha fase atual: a de uma pessoa que quer falar bem espanhol e a de uma pessoa que se interessa por esses assuntos sobre a mente... agora estou aprendendo termos mais técnicos em espanhol sobre essa área da psicologia humana que me encanta muito.

4. DETETIVES DA SAUDE: Sim, como quase todo virginiano, eu sou viciada em procurar maneiras de como se cuidar e cuidar do próximo... muitas vezes, a preguiça me vence e eu passo o dia todo fazendo vários nadas, mas também já nem me cobro porque isso só adoece a nossa mente e o nosso coração... mas o tema VIVER BEM sempre me interessou, sempre busquei muitas práticas, exercícios, meditação, espiritualidade, alimentação, todas essas coisas que nos ajuda a ser mais saudáveis e felizes. Esse podcast da Revista Saúde é muito legal e fala sobre assuntos diversos como saúde física, psicológica e espiritual. Também amo.

5. EL PODCAST DE CRISTINA MITRE: Mais um podcast em espanhol focado em um assunto que eu gosto muito que é saúde e bem estar... Pelo que pesquisei, a Cristina é periodista e autora de um blog bem conhecido aqui na Espanha chamado The Beaty Mail e nesse podcast ela recebe muitos convidados para falar sobre assuntos diversos de saúde, beleza e bem estar... É um podcast com conversas informais, o que é ótimo para aprender o espanhol real das calles espanholas focado em um assunto que eu gosto muito de falar e estudar sobre.

Uff, eu faço parte daquele grupo que sempre tenta se controlar para não escrever muito e sempre passo dos limites hahaha mas eu acho que eu realmente precisava produzir algo no dia de hoje em que acordei me sentindo bem cansada e eu sempre gostei de compartilhar as coisas que amo, então ta valendo...

Antes de finalizar, só preciso dizer mais duas coisas: diminuir o tempo na rede sociais tem me ajudado muito a enfrentar esses dias, acho que o "consumo" exagerado das redes sociais alimentam os sentimentos de ansiedade e comparação... lembremos sempre que a "a grama do jardim ao lado sempre parece mais verde". E a outra coisa, é... 

bottom of page