Passeio em Porto de Galinhas: Roteiro de três dias...
20 de DEZEMBRO de 2018

Olá pessoal! Hoje temos mais um post sobre viagens e o lugar da vez é Porto de Galinhas em Ipojuca, Pernambuco. Eu, sendo nordestina, não canso de ir pro Nordeste e curtir as lindas praias de lá, o clima sempre quente e aqueles lindos coqueiros embelezam ainda mais o litoral nordestino.

Recentemente, um pouco antes do natal, fomos pela segunda vez a Porto de Galinhas. A primeira vez que fomos foi em 2015 e, agora em 2018, já notamos algumas diferenças, como, hoje temos muito mais opções de restaurantes e bares e o ponto positivo disso é que temos diferentes opções com preços variados.

Agora, vamos lá ao roteiro...

Chegando em Porto de Galinhas

No nosso caso, nós fomos chegamos a Porto de Galinhas de carro. Todo ano, principalmente nas festas de final de ano, eu vou para Maceió passar as férias e as festas com a minha família e, dessa vez, aproveitamos a viagem e reservamos uma pousada em Porto de Galinhas.

Alugamos um carro na Localiza em Maceió e percorremos 243km pela BR-101 (agora quase toda duplicada) até chegar em Porto de Galinhas. A estrada é super tranquila e duplicada, então fizemos uma viagem agradável. Aqui um adendo: Se você alugar o carro pelo site da Localiza, você paga mais barato, em torno de R$ 20 a menos por diária.

Escolhendo um local para se hospedar

Escolhemos uma pousada uma semana antes da viagem pelo Booking. A nossa escolha se baseou em custo beneficio, qualidade do café da manhã, localização e limpeza. Geralmente são esses itens básicos que a gente analisa antes de fazer a reserva. A escolha da vez foi o Sky Beach Flat. Gostamos bastante da pousada, inclusive da localização, fica bem próxima ao centro de Porto de Galinhas. Nós estávamos de carro, logo, da nossa pousada para a praia/centrinho era só uns 5 minutos de carro, porém, a pé, pode ser um pouco mais complicado. Em Porto, é importante atentar-se a localização, porque se você está sem carro, pode ser mais interessante reservar uma hospedagem mais próxima a praia de Porto de Galinhas. Se você reserva uma pousada mais próxima a praia, consequentemente estará próximo ao centrinho cultural, onde podemos encontrar restaurantes, bares e lojinhas, logo, tudo que você precisa fazer, fará a pé e, se por ventura, quiser ir para alguma praia mais longe, você pode procurar uma agência de viagens que realiza esses passeios diariamente, no centrinho, tem várias delas. E, ah, você pode também alugar um bugre lá no centrinho também. Esclarecendo melhor: nós ficamos hospedados próximo ao centro maior de Porto de Galinhas; mais próximo a praia, temos um centrinho menor voltado mais a receber os turistas, com muitos restaurantes, bares e lojinhas.

Praia de Porto de Galinhas

Logo quando chegamos, deixamos as malas na pousada e fomos de carro até a praia de Porto de Galinhas. Como falei anteriormente, a praia está situada mais próximo ao centrinho cultural. Lá na praia, encontramos várias opções de restaurantes e bares beira mar e também há opções de ambulantes onde você pode alugar 2 cadeiras + guarda sol por R$ 30. Se você não quiser pagar este valor, pode levar sua cadeira e seu guarda sol e assim, não gastar nada. Os ambulantes dizem que este valor é fixo para todos os ambulantes, ou você aluga o conjunto por R$ 30 ou consome um "tira gosto", porém, já aviso de antemão que o preço é elevado; por exemplo: uma porção (para duas pessoas, de acordo com o ambulante) de isca de frango é R$ 80. O melhor, para quem está de carro como nós é levar cadeiras e guarda sol. Muitas pousadas em Porto oferecem cadeiras e guarda sol para os hospedes... para quem vai para lá sem carro, vale a pena, porque os preços na praia são elevados.

A Praia de Porto de Galinhas é maravilhosa, muito boa para banho e mesmo quando enche, não forma ondas tão altas, ou seja, é possível entrar no mar mesmo com a maré cheia. Quando a maré está baixa, as agências de turismo e os guias oferecem passeios para as piscinas naturais onde podemos ver e nadar com várias espécies de peixinhos. Dessas vez, não fizemos o passeio porque já tínhamos feito em 2015. Fico devendo o valor a vocês, mas como é um passeio não muito longo e o passeio de barco até as piscinas é curto, creio que não seja tão caro. Para fazer esse passeio, é possível marcar no dia anterior com os guias e agências espalhadas no centrinho de Porto ou com algum contato da sua pousada/hotel.

Uma das piscinas naturais da Praia de Porto de Galinhas

Passeio em 2015

Praia de Carneiros

Uma das praias mais bonitas do litoral pernambucano não poderia deixar de ser visitada. A Praia de Carneiros realmente é linda, porém é preciso saber onde ficar exatamente quando chegar lá. De carro, partindo de Porto de Galinhas até a Praia de Carneiros são aproximadamente 50km. No nosso segundo dia em Porto, fomos até Carneiros.

Chegando na rodovia que dá acesso a Praia de Carneiros, podemos ver várias "entradas" com acesso a praia, porém, percebemos também que todos esses acessos são privados, ou seja, ao entrar, damos de cara com algum restaurante onde precisamos pagar o day-use. Se você continuar andando na rodovia, lá na frente (mais especificamente depois de um posto de gasolina), você encontrará uma placa do lado esquerdo escrito "Praia de Carneiros, acesso ao público", e assim o fizemos. A questão é a seguinte, ao chegar na praia, vemos que é praticamente deserto, não há restaurantes ou ambulantes, não há pessoas também e o acesso a praia é rodeado de casas de praia. O local estava praticamente vazio. Nessa parte da praia, eu não aconselho ficar, porque as ondas são altas, principalmente se a maré estiver cheia, ou seja, o banho não é muito agradável e pode ser perigoso. Além disso, não há opções de restaurantes ou bares, o lugar é praticamente deserto.

Como eu não tinha pesquisado onde ficar, fiquei perdida, porque conhecia a Praia de Carneiros de acordo com as fotos que tinha visto nas redes sociais e a maré parecia calma, mar brando. Com isso, resolvemos voltar e perguntar a alguém onde se localizava essa parte da praia e descobrimos que fica localizada na Prainha de Carneiros e que o acesso deve ser feito na entrada indicada como "Prainha de Carneiros", porém, como imaginávamos, o acesso a este restaurante é particular, ou seja, é preciso pagar o day-use e não podemos levar comidas ou bebidas.

O restaurante é legal, você pode optar pelo pacote terra (mesa, espreguiçadeira e frescoball), pacote mar (tudo do pacote terra + standup paddle) e outro pacote mais caro do qual eu não me recordo. Optamos pelo pacote terra, o mais barato, no valor de R$ 15 por pessoa. Ao meu ver, o valor super valeu a pena, porque o restaurante tem mesas e cadeiras confortáveis, cardápio variado e fica localizado na melhor parte da praia. E o melhor: no dia que nós fomos, estava bem tranquilo, não havia muitas pessoas.

O restaurante oferece também passeios de barco, acho que o valor é de R$ 60 por pessoa. Oferece também passeios particulares apenas para casais, no valor que varia entre R$ 100 e R$ 150. Não fizemos o passeio, mas sei que o barco/catamarã sai da Prainha e vai até o outro lado da costa, onde é possível banhar-se e conhecer algumas piscinas naturais e também conhecer a famosa igrejinha de Carneiros. Para quem tem o interesse de fazer o passeio, é interessante pesquisar a tábua da maré, pois estes passeios são realizados com a maré baixa.

Antes de finalizar, eu acredito que o acesso a Prainha de Carneiros pode ser feito também de outras maneiras, como de barco, por exemplo, porém não tenho certeza, é bom pesquisar um pouco mais antes de ir se você não quiser passar o dia neste restaurante.

Prainha de Carneiros

Vista do Restaurante Prainha de Carneiros

Restaurante Prainha de Carneiros
Praia de Muro Alto

No nosso terceiro e último dia em Porto de Galinhas, antes de voltarmos para Maceió, fomos conhecer a Praia de Muro Alto, mais uma praia linda em Ipojuca. Essa praia fica só a uns 8km do centro de Porto de Galinhas. A praia é linda, possui uma barreira de corais enorme e nós podemos ir até lá nadando e tirar muitas fotos. Lá também possui ambulantes onde podemos pedir comidas e bebidas. O banho é incrível e paisagem é muito linda.

Vista da Barreira de Corais

Opções para noite, restaurantes, bares e lazer

Porto de Galinhas é um lugar pequeno, mas oferece uma infinidade de lugares para comer, opções de lazer, bares e festas... sobre opções para noite, infelizmente não consigo ajudar muito porque eu sou uma pessoa mais diurna. Por outro lado, posso ajudar (e muito) quando a questão é "onde e o quê comer?". Eu sou daquelas pessoas com alma gordinha que, assim que chega em um local, já vai "calculando" mentalmente o quê e quando comer, aproveita pra sair da dieta PORQUE SIM.

Em Porto de Galinhas tem muuuuuuita opção de restaurantes: massas, pizza, frutos do mar, hambúrgueres, comida brasileira, sobremesas, tapiocas, doces e por aí vai... o que faltou foi opções para comida japonesa. Andando no centrinho a noite, eu vi um lugar que oferece combinados de sushi, mas nesse lugar também servia hambúrgueres e pratos. Em 2015, fomos em um restaurante japones no centrinho, até vi este restaurante dessa vez, mas parecia estar fechado.

Sobre as nossas escolhas: na primeira noite, fomos jantar no Marcelo Restaurante, não foi uma escolha já premeditada, eu só sabia que estava com vontade de comer camarão. Escolhemos aleatoriamente. Pedimos o "Camarão ao 4 Queijos". Muito delicioso. Continha arroz (com pimentão verde, infelizmente, comi catando rs) + batata souté + camarão com quatro queijos. Eu gostei bastante do custo benefício, bem servido e o valor era de aproximadamente R$ 80 para duas pessoas.

No outro dia, nós provamos os famosos crepes de Porto de Galinhas. Andando no centrinho, você encontra várias creperias de crepe no palito. Também escolhemos aleatoriamente. Muuuuuito delicioso. Escolhemos o crepe de calabresa com queijo e o de carne do sol + queijo coalho, o melhor, por sinal... mas também, era o mais caro, em média de R$16. Ficou faltando provarmos os doces, mas também deve ser delicioso.

A noite, pra variar (sqn) escolhemos uma pizzaria. Lá em Porto, há infinitas opções de pizzaria. Todo restaurante serve pizza durante a noite. Nós vemos pizza com valores variados, várias promoções, ou seja, é questão de gosto e de bolso. Como nós amamos a verdadeira pizza, aquela bem parecida com a italiana de verdade (a qual ainda não provei haha), a gente optou por uma cantina mais tradicional, com pizzas e massas mais parecidas com a tradicional, com isso, gastamos um pouco mais, no entanto, é questão de gosto. Optamos pelo Ristorante Pizzeria Mamma Mia. O dono é filho de italiano, então eles prezam pelo tradicional e nós amamos a pizza: massa bem fininha e crocante e ingredientes fresquinhos, a rúcula é maravilhosa, vale acrescentar. O local é super aconchegante e a pizza mais barata é a de marguerita no valor de R$ 33, porém, se optar por uma com mais ingredientes, fica em média R$ 60. O legal do Mamma Mia é que, na pizza meio a meio, você não paga pela mais cara: eles calculam metade de cada pizza, somam e acrescentam R$ 2, o que sai mais barato.

Crepe delicia de Porto

Centrinho de Porto de Galinhas

Pizza Italiana Mamma Mia

Melhor rúcula desse mundo, porém o tomate seco tem um sabor diferente, meio doce, não gostei.

Na minha opinião, três dias são suficientes para aproveitar Porto de Galinhas e região, porém é uma cidade muito aconchegante, as praias são belissímas e, na baixa temporada, deve ser melhor ainda para aproveitar, visto que não deve ser tão lotada. Eu sou apaixonada por praias em lugares pequenos, com centrinho, lojinhas, restaurantes variados, bares para curtir o final da tarde e Porto de Galinhas tem tudo isso. É uma cidade preparada para receber os turistas e o turismo lá é presente o ano inteiro. Gostaria de ter ficado mais para poder descansar mais, porém para conhecer as principais praias da região, 3 dias é o suficiente. Enfim, vale a pena o passeio e a gastronomia é excelente, como sempre, em termos de comida e beleza, o Nordeste nunca decepciona.