Nossa lua de mel na Europa - Roteiro de 15 dias - Madri

22 de DEZEMBRO de 2019
Mas, por onde começar?

Retomando os trabalhos aqui, hoje vim falar sobre a minha lua de mel, em março de 2019. Casei no ano passado (2018), porém com os gastos da festa, tivemos que adiar a lua de mel até aproximadamente um ano depois do casamento. Escolhemos dois países (não aleatoriamente, mas isso é assunto para outro post): Espanha e Portugal. A escolha foi por motivos pessoais e essa foi a minha primeira vez em solo europeu. Vou compartilhar aqui o roteiro incrível que eu mesma criei a partir das pesquisas que fiz. Como é de costume (e eu particularmente gosto), eu quem montei o roteiro, comprei passagens, aluguei hospedagens, ou seja, fiz tudo e, com um pouco de organização e paciência, dá muito certo e você economiza muito.

A prioridade, antes de tudo, na minha opinião, é pensar nos países que você tem interesse de conhecer e verificar as proximidades deles. No meu caso, como era a minha primeira vez e eu queria conhecer uns dois ou três países de uma vez + levando o fator $ sempre em consideração, optamos pela Espanha e Portugal. São dois países pequenos e próximos, ou seja, conseguiríamos transitar entre eles sem perder muito tempo com trajetos entre os países. O próximo passo foi comprar as passagens (se você já tem passaporte, porque se não tem, sugiro que esse seja o primeiro passo). Optamos por comprar passagens de ida e volta para Madri porque o preço estava melhor. Passagens compradas e start no planejamento.

Madri: Aeroporto, imigração

Nosso vôo partiu de São Paulo, aeroporto de Guarulhos em um domingo no final da tarde e chegamos no Aeroporto de Barajas em Madri, aproximadamente umas 6h da manhã de segunda feira. Foram aproximadamente 10 horas de viagem. A nossa cia aérea foi a Iberia e a nossa experiência foi boa, bom atendimento, boas refeições e conseguimos assentos na janela mesmo sem pagar. Levamos uma bagagem apenas despachada de 23kg + uma mala de mão de 10kgs + mochilas. Como a passagem tinha sido comprada no ano de 2017, não vou colocar aqui os preços da bagagem porque as regras mudaram pouco tempo depois, então é necessário se atentar as regras de bagagem de cada cia aérea e os preços variam de acordo com o trecho e com a cia escolhida. Chegando no aeroporto em Madri, já fomos encaminhados para a fila de imigração.

Ao passar pela imigração, é importante que estejamos munidos de alguns documentos obrigatórios para que consigamos "entrar no país". São eles:

• Passaporte

• Passagem de volta impressa (talvez o agente da imigração queira ter certeza de que você vai pro país e vai voltar)​

• Comprovante de hospedagem - no nosso caso, eu imprimi todas as hospedagens dos respectivos países, todos os ingressos das atrações e também as passagens de trem que íamos utilizar para transitar pelos países

• Apólice do seguro viagem - é obrigatório contratar um seguro viagem para os dias que você vai passar na Europa. Nós contratamos pela Allianz. Entramos no site, cotamos, buscamos cupons de desconto no google e foi o que saiu mais barato. A contratação é feita online e nós pegamos a opção mais barata. Quando a compra é aprovada, você já recebe a apólice.

• Dinheiro + cartão + recursos financeiros - Cada pessoa pode levar até R$ 10.000 (ou equivalente em moeda estrangeira) sem precisar declarar a receita federal. No nosso caso, levamos um valor X em dinheiro (fiz as contas aproximadas de quanto julgava suficiente por dia) e levamos um cartão de crédito para ficarmos mais seguros caso precisássemos.

Talvez não seja necessário apresentar nenhum desses documentos ou comprovações, porém esteja com esses documentos em mãos, porque se o agente que te atender solicitar, você estará munido deles. No nosso caso, não precisamos apresentar nenhum deles. O agente nos perguntou o motivo da viagem, dissemos "vacaciones" e nos questionou se tínhamos reserva de hospedagem, dissemos que "sim" e ya está. Vale, Tudo certo!

Madri: 2 dias e meio

Passada a imigração, fomos a esteira indicada e recolhemos nossa bagagem. O aeroporto de Barajas é enorme e não há muitas informações de como se locomover, porém, a dica que eu dou é seguir o fluxo de pessoas que você encontra alguma das saídas. As vezes, é necessário pegar uma especie de metro, que fica dentro do aeroporto; esse metrô faz o trajeto entre um terminal e outro, então é preciso ficar de olho no terminal que o seu vôo desembarca e no terminal que deseja ir. Nós nos dirigimos até o terminal 4 e lá pegamos o ônibus "Expres Aeropuerto". Este ônibus é uma linha que sai do aeroporto e vai direto pro centro parando nas principais pontos da cidade. Para nós, foi um bom custo beneficio, nos pareceu a melhor opção para sair do aeroporto. Pagamos 5€ por pessoa e 30min depois chegamos no nosso destino. Descemos na Plaza de Cibeles, ponto mais próximo do nosso hostel.

A hospedagem que escolhemos em Madri foi um hostel, porém pegamos um quarto privado para nós dois e com banheiro privativo. Foi o melhor custo beneficio, saiu até mais barato do que alugar um Airbnb. Escolhemos o Hostel San Isidro pelo Booking e gostamos bastante. O hostel é simples, bem estilo europeu, mas era super bem localizado e limpo.

Ao chegarmos no Hostel no inicio da manhã, ainda estava longe do horário do checkin, mas pagamos uns 2€ e eles guardaram nossas malas na recepção.

Saímos para dar uma primeira volta nas redondezas e a primeira coisa que fizemos foi colocar internet no nosso celular, pois não tínhamos pedido um chip direto do Brasil como li que algumas pessoas fazem e, no aeroporto de Barajas tinha apenas um quiosque oferecendo o serviço, mas era muito caro. Sabendo que iriamos ficar sem internet ao descer do avião, fiz toda a minha pesquisa de como chegar ao hostel antes de ficar sem internet, ainda no Brasil, então conseguimos ir até o hostel e, depois de deixarmos as malas, fomos na Vodafone próximo a Puerta Del Sol e compramos 2 chips pré-pagos: um com 3gigas por 10€ e outro com 5gigas por 15€ válidos por 20 ou 30 dias, não me recordo, pegamos esses chips para usar durante toda a viagem e foi o suficiente para nós.

Agora vamos ao que mais interessa, a parte que começamos a turistar... A melhor parte de Madri é que se você se hospeda no centro, como a maioria, você consegue fazer tudo a pé, não precisamos pegar o metrô ou outro transporte, andamos bastante, mas conseguimos conhecer tudo nesses 2 dias, porque a logistica para conhecer os pontos turísticos é bem tranquila.

DIA 1:

Após passarmos na loja da Vodafone proximo a Puerta del Sol, fomos caminhando até a Plaza del España:

plaza del espana - madri.JPG

Monumento Cervantes - Plaza del España

Apos passarmos pela Plaza del España, seguimos nosso trajeto e fomos em direção ao Parque del Oeste. Neste parque há varias atrações para conhecer, todas próximas, então ficamos um tempo nessa região andando pelo parque que é enorme e conhecemos também o Templo de Debob, o Rosaleda Gardens, Teleférico de Madri (não fizemos esse passeio) e andamos mais um pouco pelo bairro e pela região.

templo de debob 2.JPG
Caminho até o Templo de Debob
templo de debob 3.jpg

Templo de Debob

templo de debod 1.JPG

Vista do Templo de Debob

Após, esse longo passeio (ainda há muitas atrações na mesma região, porém, deixamos para conhecer no outro dia porque estávamos famintos e exaustos), no caminho de volta ao hostel, fizemos uma parada para almoçar. Chegamos no hostel, fizemos nosso checkin, descansamos e fizemos nosso passeio noturno pela Gran Vía. Essa avenida é a mais conhecida de Madri e lá você encontra muitas lojas, muitos restaurantes, atrações noturnas como baladas, teatros e ela fica espetacular a noite. Fizemos umas comprinhas na PRIMARK (claroooo, que não adora ver os euros render né?) sem falar que você se perde nos 3/4 andares da Primark de Madri e você sente uma necessidade de levar a loja inteira. Além disso, compramos mais alguns itens pessoais e entramos em muuuuitas lojas, porque eu amo entrar nos lugares e ficar analisando preços e tendências.

gran via.JPG
Gran Vía

DIA 2

Chegando no segundo dia da nossa sonhada Eurotrip, continuamos a explorar a cidade de Madri. Levantamos e depois do desayuno, começamos nosso segundo dia explorando a Puerta del Sol (não tenho fotos, sorry), seguimos para a Plaza Mayor, logo depois, fizemos uma parada no Mercado San Miguel que vive lotado de turistas e você pode encontrar muitas opções de tapas e pratos típicos da culinária mediterrânea.
Continuando nossa tour, caminhamos até a Plaza del Oriente, tiramos muitas fotos nos Jardines de Sabatini e, já emendamos para conhecer o Palácio Real
O Palácio Real foi uma das atrações que eu mais gostei em Madri, achei incrível imaginar que a família real já habitou aquele lugar, tem tanta história, tudo é tão conservado, você se sente parte da história da Espanha.
A visita ao Palácio Real é paga, porém, há um horário e um dia da semana que a entrada é franca e nós demos sorte de estarmos na cidade justamente na terça-feira a tarde, ou seja, não pagamos a visita. Sugiro que se você for em algum dia que tenha que pagar, procure comprar antecipadamente para não pegar filas. Para entrar grátis, é só levar o passaporte e aguardar na fila. Nesse dia, o movimento costuma ser grande e a fila também, mas apesar de todo o movimento, todo mundo consegue entrar e curtir a visita. Pena que não é permitido tirar fotos lá dentro.
Por fim, ao sairmos do Palácio Real, passamos na Catedral de La Almudena que fica do lado e terminamos nosso dia de turismo no final da tarde.
plaza mayor.JPG

palacio real.JPG
Palácio Real
Catedral de la Almudena

DIA 3 (meio dia):

Sendo nosso checkin no hostel por volta das 12h a.m., resolvemos levantar cedo e aproveitar essa metade do dia para conhecer mais outros dois lugares em Madri. Tinhamos um voo para Lisboa as 18h e como o trajeto do centro de Madri até o aeroporto dura uns 30minutos, tínhamos muito tempo para aproveitar o dia, porém, com a logistica do checkout + malas + horários de aeroporto melhor não arriscar e obedecer os horários. Saímos de manhã e conhecemos a Plaza de Cibeles, logo em seguida,, conhecemos a Puerta de Alcalá, passamos um tempo na região e conhecemos o Museu do Prado (não tivemos tempo de entrar, mas também existe um dia e horário que a entrada é franca) e, por fim, passamos um tempo agradável conhecendo e andando pelo Parque del Retiro que é imenso e lindo. A região do parque é muito boa para passear, o bairro é lindo e muito agradável e há muitos bares e restaurantes na região também.

Antes de voltamos e fazermos nosso checkout, fizemos uma parada na Chocolateria San Ginés para comer os churros com chocolate quente mais famoso de Madri e, olha, que surpresa MARAVILHOSA!!! Essa parada é prioridade na visita a Madri.

del retiro.JPG
Parque del Retiro
del retiro 2.JPG
del retiro 1.JPG

Madri: Onde comer?

Que eu amo viajar muitas gente sabe, mas o amor maior de todas as viagens é: culinária, restaurantes, comida e bebida de boa qualidade e, de preferência, no precinho, claro, porque gastar em euro a gente sabe que é dolorido. Assim como pesquisei e planejei todas as atrações turísticas que queria conhecer em Madri, pesquisei com muito mais precisão os lugares para comer. Fiz um balanço de tudo que queríamos comer, pesquisei restaurantes, analisei preços, previ gastos, equilibrei entre lugares baratos e os não tão baratos assim e tudo saiu melhor do que o planejado. Já deixo claro que todos os meus posts de viagem terão dicas de lugares para comer porque eu amo culinária, tanto comer quanto cozinhar e provar da comida local faz você se sentir 100% parte daquela cultura na qual você está explorando, então vamos lá:

Onde e o que comemos em Madri?

• Los desayunos espanhóis - para uma amante das enormes padarias com muito pão na chapa com saída requeijão e um pingado de São Paulo, a cidade de Madri (ou melhor, os lugares que conhecemos na Espanha) deixou bastante a desejar. Não vou citar lugares específicos para tomar café da manhã em Madri porque todos são bem iguais, o que altera é o preço. Geralmente o menú de desayuno de Madri é um croassaint ou tostada + café com leite + zumo de naranja. Pena que o croassaint não é recheado com presunto e queijo ou frango com catupiry como estamos acostumados, geralmente é só o croassaint mesmo sem nada dentro (decepcionante, I Know) e a tostada é com um pastinha de tomate bem típica da Espanha, ou azeite (sim, não é manteiga) ou abacate. Porém, os sucos de laranja costumam ser bem gostosos e docinhos. Outra opção que tens é comer bocadillo (não me apetece muito no café da manhã). Os bocadillos são basicamente sanduiches de sabores diversos: atum, jámon, queijo, etc... não me apetece muito pro café da manhã e geralmente ficam "expostos" na vitrine, então tive a sensação que não era fresco, não sei... geralmente, os menús de desayuno variam de preço. Se for esse menu básico que citei, custa entre 3€ e 4€ nos lugares mais baratos. E mais uma dica: bom atentar-se aos horários dos menús de café da manhã, geralmente é até as 11 a.m.

• Taberna El Sur - Almoçamos o menú do dia no nosso primeiro dia em Madri e foi um das melhores surpresas da nossa viagem. Pagamos 11€ cada e pedimos o menu do dia; a melhor notícia é que o menu do dia da Espanha oferece (na maioria dos lugares): entrada + prato principal + bebida + sobremesa ou café. Porém, nesse lugar, o menu dá direito a tudo, inclusive a sobremesa e o café. Geralmente, antes de entrar no restaurante, você pode verificar o menu do dia nos quadrinhos que ficam na frente, então não terá nenhuma surpresa no quesito "preço". Quando é menu do dia, geralmente, eles têm uns 3 pratos como opções para você escolher... é uma pena que eu não tenha tirado foto, mas eu comi muito bem. Lembro que escolhi uma salada como entrada (e era enorme), comi frango no forno com batatas de prato principal e uma tortinha de sobremesa e, para beber, vinho, como é de costume, minha bebida favorita nesse mundo. Esse lugar valeu muito a pena pelo custo beneficio. Não vamos encontrar feijão e arroz com muita facilidade, mas normalmente, a comida da Espanha não se diferencia muito da do Brasil, normalmente os pratos é alguma carne com algum acompanhamento e é provável que também tenha opções veganas em todos os restaurantes.

• Rodilla - Para equilibrar nossos gastos, na primeira noite, jantamos nessa rede de lanches chamada Rodilla. Eles servem vários tipos de lanches, inclusive os famosos bocadillos, algumas sobremesas e bebidas também. Comemos um bocadilho + batatas + bebidas e pagamos em torno de 7€ cada. O que achei mais legal de lá é que os lanches parecem ser mais frescos e há várias opções de lanches diferenciados como sanduiches com pães diferentes, croassaints recheados, croquetas de jamón, entre outros.

• Pans & Company - Outra rede de lanches da Espanha. Tomamos um café da manhã, pegamos o menu do dia que é em torno de 3€. Essa rede é conhecida por ter preços bem acessíveis e também há várias opções de lanches no cardápio.

• 100 Montaditos - A rede mais famosa e mais barata da Espanha, creio eu. Muito conhecida pelos montaditos que são pequenos bocadillos de todos os sabores possíveis e imagináveis. Eles têm uma carta de mais de 30 combinações de bocadillos. Na carta há também bebidas, sobremesas, porções de friturinhas que a gente ama e, o melhor é: as quartas e domingos toda a carta sai a 1€. É incrivelmente ótimo para quem tá com o orçamento apertado mas quer comer bem.

• La Musa Latina - Esse foi o restaurante mais "caro" que fomos em Madri e, ainda bem que, nos surpreendeu muito positivamente. Li muitos comentários de pessoas dizendo que lá costuma lotar então seria melhor fazer reserva, assim o fiz, porém, cheguei e estava vazio e não vi encher muito, talvez fosse cedo ainda, os madrilenhos costumam jantar tarde. Pegamos um menú de tapas, pesquisei muito por um menu ainda no Brasil. Nos surpreendeu muito positivamente porque foram tapas diferenciadas, não as mesmas patatas bravas e croquetas de sempre; Consiste em você pagar um valor X e eles trazem as tapas a mesa, uma de cada vez. Pelo o que me lembro foram umas 4 tapas por pessoa e nós amamos, pedimos uma garrafa de vinho para acompanhar, pagamos 47€ os dois, acho que o só o menu era 15€ por pessoa, valeu cada centavo. Infelizmente não tenho fotos, mas dá uma olhadinha no site deles.

• Chocalateria San Ginés - Como disse acima, parada obrigatória em Madri por ser a Chocolateria que serve os mais famosos churros com chocolate quente de Madri. Há muitas Chocolaterias lá, porém essa é a mais antiga e a mais famosa. Os churros são maravilhosos e o chocolate é uma calda deliciosa e quentinha, bom para se esquentar no frio.

Finalizamos nossa tour em Madri no parque! Madri é uma cidade linda, muito fácil de se locomover porque os principais pontos turisticos é no centro e essa região é muito plana. Tem inúmeros lugares para comer e beber, de todos os preços e gostos. Achei uma cidade com uma infra estrutura sem igual, não tenho muitas cidades com as quais comparar porque essa foi a minha primeira oportunidade de sair do Brasil, mas comparada a infra estrutura das cidades do Brasil, não há discussão, estão anos luz a frente. Ficamos maravilhados com uma cidade tão linda, agradável, boêmia e como os hábitos dos espanhóis são diferentes dos nossos, os madrilenhos sabem aproveitar a vida, tomando cañas nas terrazas e batendo um bom papo. Além desse lifestyle, o que também nos chamou a atenção foram os horários: tudo em Madri começa mais tarde. Se você sai na rua as 8/9 da manhã, é tudo deserto... a cidade começa a ganhar vida a partir das 11/12h a.m, os almoços se iniciam as 14h e a as pessoas ficam na rua até 22/23h, os bares e restaurantes costumam ficar cheios já tarde da noite; eu particularmente amei, sempre preferi fazer as coisas mais tarde mesmo.

Sobre o clima, fomos em março, então considero que o clima estava intermediário, nem muito quente nem muito frio. Passávamos um frio pesado no inicio da manhã, esquentava a tarde e esfriava de novo a noite, mas nós que estávamos viajando de São Paulo já estávamos acostumados com essa oscilação.

Finalizando nossos longos e intensos dias em Madri, tínhamos que seguir viagem para Lisboa.Pegamos o "Expres Aeropuerto" novamente na Plaza de Cibeles e fomos até o Aeroporto de Barajas aguardar o nosso voo para Lisboa que seria as 18h, porém chegamos cedo e ficamos aguardando. Optamos por fazer o trecho Madri/Lisboa de avião porque vimos que tinha o melhor custo/benefício/conforto/rapidez em relação a ônibus ou trem. Pagamos igual ou menos e fizemos o trajeto em uma hora apenas, escolhemos a cia aerea low cost Easy Jet e rapidamente chegamos na terrinha, oh pá. Mas isso é assunto para um outro post :)