top of page

Top 5: Meus livros preferidos da vida

29 de DEZEMBRO de 2019
Vários Livros Abertos
IMG_3784.JPG

ABOUT COISAS DE CAMILLA

Camilla Araujo Mleczak.

31. Alicante. Espanha.

Sol em Virgem. Ascendente em Escorpião. Lua em Leão.

Aqui é só um lugar onde divido meus interesses, viagens, comidas, indico coisas aleatórias e compartilho meu estilo de vida.

Hello! Hoje acordei com vontade de escrever um post bem pessoal, sobre algo que eu gosto muito de discutir: LIVROS! Sou fã de livros. Eu sempre gostei muito de ler e escrever apenas sobre 5 livros foi uma tarefa bem difícil; para chegar nesses 5, eu cortei muitas opções, pensei muito, fiz comparações, reli resumos e, por fim, consegui! Foi árduo, mas deu certo. Até pouco tempo atrás, eu comprava o livro físico, porém, ano passado comprei um Kindle e agora é a minha paixão. Amei a aquisição porque os livros digitais costumam ser mais baratos, alguns nomes você encontra download grátis na internet e, principalmente, a facilidade do Kindle, mais fácil de carregar, mais compacto para ler no transporte público e em movimento, então realmente valeu a pena. O Kindle que eu comprei foi o Paperwhite, ele é realmente muito confortável e a luz se ajusta ao ambiente, o que contribui para que a sua vista não fique cansada e você consiga ler confortavelmente no escuro.

Recentemente, eu doei a maioria dos meus livros, fiquei só com os mais especiais, alguns que foram presentes e uns dois que eu quis trazer comigo por ter um valor sentimental mesmo. Foi difícil conseguir me desfazer, sempre sonhei em ter uma graaaaande estante com todos os meus livros, mas agora eu me encontro mais em uma pegada de tentar ser mais minimalista e ter me mudado apenas com 2 malas me obrigou a me desapegar de muitas coisas. Mais um ponto positivo do Kindle é que você vai continuar tendo todos os seus livros ali naquele dispositivo e sempre terá todos eles a mão. A bateria dura bastante e você realmente não sente que está lendo em um dispositivo eletrônico, tipo um celular ou um tablet, parece mesmo a página de um livro, só que melhor.

Sem mais, porque esse post não era para fazer propaganda do Kindle (I swear), vamos ao meu "torturante" top 5!

1. O Propósito - Sri Prem Baba

proposito.jpg

 

Costumo dizer que esse livro foi um "divisor de águas" na minha vida, um livro que realmente me marcou. Acredito que esse livro chegou nas minhas mãos no momento certo. Eu me encontrava muito insatisfeita com a minha vida naquela época: emprego difícil no qual eu me sentia prisioneira, faculdade que eu amava, porém o cansaço e o esgotamento me consumia. Não vem ao caso, no momento, a fase que eu estava passando, mas esse livro "abriu meus horizontes", me fez enxergar todas essas situações de uma perspectiva diferente, me deixou em paz de saber que muitas pessoas também estão em busca dessas respostas, desse propósito, do significado existencial da vida. Esse livro é tão especial para mim que foi um dos físicos que eu trouxe comigo e ele sempre me relembra a importância de sermos quem somos, verdadeiramente, sem medo de ser feliz.

Sinopse: "Sri Prem Baba é um mestre em ensinar o caminho do amor que renova os fundamentos da existência e pode alterar os rumos da vida pessoal e coletiva. O líder humanitário afirma que 'não somos uma gota d’água no oceano', pois 'o amor nos faz ser o próprio oceano'. Também explica que a paisagem interna deverá ser esquadrinhada para que possamos discernir amorosamente qual é o nosso papel no mundo. O livro está dividido em sete partes. Ao longo das seis primeiras, que tratam do nascimento à transcendência, o leitor encontrará as coordenadas para fazer a própria viagem interior. Na sétima, aprenderá as chaves práticas que vão guiar suas descobertas rumo ao despertar do amor."

2. As Cinco Feridas Emocionais - Lisa Bourbeau

5 feridas.jpeg

Sinopse: "Neste livro, Lise Bourbeau explica que nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça. Como não sabemos lidar com elas, desenvolvemos máscaras para escondê-las, acreditando que, assim, desaparecerão. Mas, com o passar do tempo, essas feridas se tornam ainda mais profundas e atrapalham nossa saúde, nossos relacionamentos e nossa felicidade. E nos distanciam de quem somos de verdade.Trazendo descrições detalhadas das feridas e das máscaras correspondentes, a autora mostra como elas podem se refletir em nossa personalidade e até mesmo no formato do nosso corpo.Ao identificar as feridas que carregamos, podemos descobrir a origem das dificuldades que enfrentamos de forma recorrente. E, assim, empreender uma jornada de cura, aceitando as experiências do passado e perdoando todos os aspectos de nós mesmos." 

Mais um livro que também tem uma temática sobre identidade. Eu, particularmente, gosto muito desse tipo de livro. Não considero um livro de auto ajuda, mas foi um livro que me fez enxergar muitos padrões que se repetem ao longo do tempo e que não sabemos bem como identificar ou qual a origem. Esse livro me ajudou a entender o meu comportamento em determinadas situações e contribuiu muito com o meu processo de auto conhecimento; ele "clareou" muitas questões que eu via em mim que eu não sabia entender bem a origem ou o porquê. Esse livro é bem voltado para a área da Psicologia, então não sei se é um livro que muitas pessoas gostariam, mas acredito que quem está no processo de auto conhecimento, ia gostar muito de ler para compreender mais sobre si mesmo e sobre o próximo. Quando eu me formar, com certeza será um ótimo instrumento de trabalho.

3. Para Sempre Alice - Lisa Genova

para sempre alice.jpg

Sinopse: "Alice sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Alice sempre acreditou que poderia estar no controle, mas nada é para sempre. Perto dos cinqüenta anos, Alice Howland começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável. Poucas certezas aguardam Alice. Ela terá que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle, aprender a se deixar cuidar e conviver com uma única certeza: a de que não será mais a mesma. Enquanto tenta aprender a lidar com as dificuldades, Alice começa a enxergar a si própria, o marido , os filhos e o mundo de forma diferente. Um sorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguém transmite podem devolver uma lembrança – mesmo que por instantes, e ainda que não saiba quem é."

Um dos livros mais emocionantes que já li. E tive a oportunidade de ler antes de sair o filme, o que foi ainda mais incrível. Amo a Julianne, minha atriz preferida e ela estava perfeita nesse papel. Esse livro foi um dos mais lindos que já li em toda a minha vida. A autora descreve com muitos detalhes sobre o mal de Alzheimer e o leitor consegue saber exatamente o que se passa na mente da personagem. Mais um livro sobre identidade, sobre como é doloroso ir perdendo, aos poucos, a nossa história e as nossas memórias. E, ao mesmo tempo, a autora consegue escrever com tanta doçura sobre o amor e sobre a importância da familia.

4. Garota Exemplar - Gillian Flynn

garota exemplar.jpg

Sinopse: "Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente, trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino?" 

Eu amo livros tipo thrillers, principalmente os psicológicos. São meu preferidos. Já li muitos no gênero, inclusive, boa parte dos livros que eu leio é desse tipo. Amo livros assim porque prende o leitor e você devora o livro sem nem perceber. Li esse livro muito antes de sair o filme e foi um dos primeiros do gênero que eu li e achei maravilhoso. A narrativa da autora é incrível, você realmente entra na mente dos personagens e ela é tão perspicaz que faz você odiar ou amar um personagem, só de ler a história. O filme deixa muito a desejar em relação ao livro; ao ler a narrativa você capta detalhes sobre a mente dos personagens que é impossível de captar vendo o filme. A narrativa é bem detalhista, do jeito que eu gosto.

5. Série Bridget Jones - Helen Fielding

bridget.jpg

Com esse livro não colocarei sinopse porque eu realmente sou apaixonada por toda a série... pro post ficar completo, coloquei o livro que eu mais amei, claro que isso não exclui os outros livros. Todos são muito bons, muito engraçados e eu amo a Bridget, ela é tão gente como a gente. Amo a série: os livros e os filmes! Eu li esses livros já faz um tempo e meio que "acompanhei" a época... pode ser que hoje, ao ler, não fosse tão bom como era antigamente, até porque a autora usa muitos bordões da época e o livro acompanha aquela década do final dos anos 90/inicio dos anos 2000, mas ainda assim são livros bem divertidos, leves e engraçados. Eu amava lê-los nas férias ou em épocas que eu precisava descontrair.

Então é isso! Queria muito escrever esse post porque eu gosto muito de discutir sobre livros, séries e filmes (claro que farei meu top 5 desses itens também)... foi dificil escolher esses livros apenas, já li uns muito bons e continuo lendo vários, é provável que a lista mude ou, melhor dizendo, cresça, mas o que importa é que esses serão sempre os meus queridinhos e mostra também como eu sou eclética e tenho gostos bem diversificados! Cya!

bottom of page