Meu planejamento de mudança a Valencia, Espanha

ABOUT COISAS DE CAMILLA

Camilla Araujo Mleczak.

31. Alicante. Espanha.

Sol em Virgem. Ascendente em Escorpião. Lua em Leão.

Aqui é só um lugar onde divido meus interesses, viagens, comidas, indico coisas aleatórias e compartilho meu estilo de vida.

Oie. Como o post passado ia ficar exageradamente grande porque eu me empolguei e contei toda a minha história (quem não leu ainda, por favor, antes de ler esse post, lê o post sobre a decisão antes, aqui.), resolvi dividir em dois, e aqui conto a vocês, a "segunda" parte do processo, mais precisamente, 3 meses antes da nossa mudança. O que eu fiz durante esses 3 meses? A seguir, conto pra vocês as fases reais do meu planejamento de mudança a Valencia, tudo que eu precisei resolver mais precisamente nesses últimos meses no Brasil, acredito que essa listinha de "afazeres" pode ajudar muitas pessoas a se organizarem. Claro que aconselho que não deixem todo o planejamento pra cima da hora, há coisas que suponho que já estarão devidamente resolvidas, como por exemplo: vistos, documentos pessoais, dinheiro (opa, juntar dinheiro é essencial desde a tomada de decisão), entre outras coisinhas não tão urgentes. E vamos a pendências...

Compra das passagens

Bien, a compra das passagens pode ser feita até antes, claro, quanto antes você tiver em mente a época que deseja se mudar, melhor, porque sabemos que preços de passagem flutuam muito e que a pesquisa é essencial. Sabemos também que comprando passagens com antecedência, temos maiores chances de conseguir boas ofertas, nesse caso, é melhor ficar de olho. No nosso caso, compramos mais ou menos com 3 meses de antecedência e acredito que pegamos um preço considerado normal, não foi nem caro, mas também nem tão barato. Passei um mês antes pesquisando ativamente em diferentes horários, datas e cidades e o voo que nos saiu melhor realmente foi o trecho GRU (Guarulhos) > VLC (Valencia) com conexão em Madri.

Muitas pessoas tem dúvidas de como é o processo na imigração e se nós só compramos passagens de ida já que viemos já com o intuito de ficar e a resposta é que não. Compramos idas e voltas para ambos, mesmo sabendo que "tecnicamente" não precisaríamos apresentar passagem de volta já que meu marido é comunitário da UE, no entanto, pesquisei muito essa informação e vi que muitas pessoas preferem comprar ida e volta como uma se fosse uma viagem de turismo mesmo, para não correr o risco de ter algum problema na imigração. Sei realmente que não teríamos problemas se quiséssemos vir com passagem só de ida, por causa do passaporte do meu marido, no entanto, preferimos não arriscar. No final, dependendo da passagem que você comprar, pode pedir reembolso da passagem de volta na companhia aérea, então acaba ficando elas por elas.

Aqui cabe ressaltar a importância de prestar atenção nas regras de bagagem. Infelizmente não podemos viajar mais com 2 malas de 32 ou 23kgs como era antigamente. Dessa vez voamos com a Air Europa e optamos por pagar um valor um pouco mais alto e que nos dava direito a uma mala de 23kgs cada um, porém se mudar com s​ó duas malas parecia impossível. Decidimos comprar uma mala extra e viajamos os dois com 3 malas de 23kgs. Gostaríamos de ter comprado mais uma para trazer alguns itens como ferro ou nossa nespresso, o problema é que aqui as tomadas são 220v, ou seja, não funcionaria e também o preço salgado... cada mala era quase R$500 convertendo na época, imagino convertendo agora.

Reserva da Hospedagem

Aqui eu tenho dica boa pra quem vai de mudança. haha. Então, sabemos que ao chegar na imigração, pode ser que o agente nos peça alguns documentos ou não nos peça nada. Ele pode simplesmente ir com a nossa cara e nos deixar ter uma feliz viagem, porém comigo não foi assim. Dessa vez que desembarquei em Madri, o agente me perguntou porque estávamos indo a Valencia, e eu disse "vacaciones" e ele me perguntou o nome do hotel que íamos nos hospedar, e eu lembrava de cabeça, assim que não precisei me desesperar porque respondi na lata e ele nos deixou passar.

Acontece que o hotel que escolhemos foi, digamos, fictício. haha. A minha passagem estava com data de ida pro dia 17/11 e com volta pro dia 27/11, no caso, eu precisava alugar uma hospedagem coincidindo com esses 10 dias, pro caso dele pedir pra ver a confirmação da reserva. Acontece que pegamos um hotel em Valencia pelo booking com cancelamento grátis. Assim que fizemos a reserva, uns 3 meses antes, recebemos a confirmação da reserva e já imprimimos para levar conosco; um mês antes do dia da reserva, fizemos o cancelamento e não pagamos nada. Se o agente pedisse a confirmação da reserva, teríamos conosco porque estávamos com o email de confirmação impresso em mãos.

Reserva da Hospedagem "real oficial"

Vou contar pra vocês agora como todos os brasileiros costumam fazer quando se mudam pra outro país nas mesma condições que nós, porém, não foi o que nós fizemos, porque tivemos a ajuda de um anjo para alugar um apartamento pra nós. Sim, nós já chegamos aqui com um apartamento alugado "nosso"  que estava só a nossa espera. Normalmente, os brasileiros pesquisam apartamentos no AIRBNB para 1 mês, no mínimo, porque esse é o tempo (repito: mínimo) necessário para conseguir alugar um apartamento na cidade. Temos que levar em conta que aluguel em Valencia, assim como em muitas cidades da Europa é uma coisa delicada por vários motivos. Pouca oferta, muita demanda é o principal deles. A dificuldade para comunicar-se em outra língua também é um desafio. O fato de chegarmos aqui sem contrato de trabalho também dificulta o processo de aluguel (assim como no Brasil, é necessário declarar renda para conseguir um aluguel), o fato também de ser estrangeiro pode dificultar, assim que posso dizer que alugar é o primeiro de muitos desafios.

Vamos ao ponto: normalmente, se aconselha reservar um airbnb pra, no mínimo, 1 mês e assim que chegar, sair em busca de um apartamento: contatar imobiliárias e procurar opções nos sites de busca de imóveis. Os mais utilizados da Espanha são: esse e esse. É importante ressaltar que a primeira informação que precisamos buscar é se o proprietário aluga para pessoas sem nomina (holerite), isso claro para pessoas que vem sem emprego mas que tem uma renda no Brasil que possa ser comprovada. Dizem que é complicado achar proprietários que aceitem essa condição, mas realmente não sei se é verdade porque tivemos uma intermediadora no nosso processo, o qual conto pra vocês agora.

Tendo em vista a dificuldade no processo de alugar em Valencia principalmente por não ter nominas espanholas, optamos por um serviço indicado por uma brasileira que conheci no Instagram. Ela me indicou uma pessoa que já morava há anos na Espanha e que conhece proprietários e imobiliárias que alugam para pessoas nessas condições. O serviço dela é encontrar proprietários e visitar os apartamentos. Marcamos uma reunião online com essa pessoa e conversamos sobre o que buscávamos, nossas necessidades e prioridade. Ela buscou apartamentos que atendiam nossas exigências, contatou proprietários, visitou, filmou e nos mandava videos e informações por whatsapp. Ela acompanhou o processo desde o inicio, inclusive, quando chegamos aqui, só assinamos o contrato, porque o apartamento já estava reservado pra nós. A minha opinião sobre esse serviço é 10. Nos ajudou demais chegar aqui em Valencia e saber que a nossa casinha já estava esperando por nós, só de não precisar ter o estresse de buscar apartamentos (em outra língua) em um país novo quando se está atravessando uma fase dolorosa de adaptação e saudade? Realmente demos muita sorte, a pessoa que nos atendeu é de confiança e já tem muitos clientes e contatos aqui em Valencia, assim que não nos preocupamos com nada porque sabíamos que teríamos o retorno do serviço que pagamos, inclusive até hoje, quase 10 meses depois, vejo realmente que foi um ótimo negócio até porque temos uma ótima relação com o proprietário, então posso dizer que demos sorte. Demos mais sorte ainda porque temos uma cachorrinha (que por enquanto não está conosco), mas esse apartamento em particular aceita mascotas e eu já ouvi muitas pessoas dizerem que também não é fácil conseguir apartamento pra quem tem pets, então realmente foi um ótimo negócio.

Organização de documentos

Documento com Pen

Como uma das principais prioridades antes de sair do país temos a parte burocrática dos documentos. Cada pessoa terá documentos específicos de acordo com o motivo da ida ao país. Sobre a minha experiência pessoal, posso listar alguns principais que juntei 2 meses antes do embarque. A lista mais especifica desses documentos, poderei citá-los melhor nos próximos posts, onde escreverei mais especificamente sobre trâmites burocráticos aqui na Espanha, mas já adianto aqui algumas informações.

Como vocês já devem saber, os documentos brasileiros aqui na Espanha só são válidos se tiverem a apostilamento de HAIA, alguns deles precisarão ser traduzidos (pro espanhol) a partir de um tradutor juramentado, mas a parte da tradução é mais fácil fazer aqui na Espanha, facilmente encontramos empresas com tradutores juramentados. O valor do apostilamento varia de estado pra estado. Apostilei todos em Maceió porque paguei R$56 cada enquanto que em São Paulo era R$120. Lembrando que antes de apostilar os documentos, todas as assinaturas devem estar com reconhecimento de firma.

Os documentos que separei, fiz reconhecimento de firma e apostilei foram: certidão de casamento de inteiro teor atualizada, diploma da faculdade, diploma da pós graduação e diploma do ensino médio. Además, separei e trouxe todos os meus documentos pessoais como CNH, passaporte, seguro viagem, carteira de trabalho, certidão de nascimento, cartão de vacina, entre outros, devidamente atualizados. Como parte dos documentos pessoais, trouxe também meus últimos exames médicos do Brasil.

Momento desapego de itens pessoais

Eu achei que essa parte fosse ser mais dificil, mas eu já vinha me preparando pra fazer a minha vida caber em uma mala e meia​. Então, muito antes eu já fui me desfazendo de alguns itens pessoais como roupas, sapatos, livros, bolsas, bijus e outras coisas mais. Doei muita coisa, alguns poucos itens consegui vender e alguns outros que não consegui desapegar estão até hoje na casa da minha sogra. O segredo aqui é realmente desapegar mesmo que não seja fácil. Muitas amigas também já me diziam que ao ir morar fora, muita das suas roupas e itens já não iam te servir mais justamente por causa da diferença de clima e cultura, eu como uma pessoa cética não acreditei, mas agora posso dizer que é verdade. PS: Vou fazer o post mais pra frente de como meu pensamento mudou em relação a muitas coisas.

Porém, a parte do desapegar não é só de itens pessoais mas também dos itens da sua casa: de uma xícara até a sua confortável cama box. Os eletrodomésticos e móveis que eu tinha na minha casa não foram a parte mais dificil porque realmente já fazia tempo que eu não investia em nada novo, certo que algumas coisas como o sofá e a máquina nespresso realmente estão fazendo falta haha.

Cada caso será um caso. O nosso teve o lado positivo de que o apartamento era alugado, assim que nos desfizemos quase tudo, alguns itens foram doados, outros vendidos e outros estão na minha sogra e rapidamente o apartamento estava vazio, pintado e pronto para ser entregue. Se o caso é um apartamento próprio, aí se tem que analisar o que será melhor, vender, alugar, mobiliado ou não. Vai depender dos planos de cada pessoa.

Cancelar serviços

A burocracia é chata, mas é necessária. E também nem adianta a gente reclamar muito dela porque quando você aterrisa na Espanha você ainda tem longos meses de mais burocracia espanhola que é quase igual a brasileira ou quem sabe até pior. Nessa ultima fase, acho que no último final de semana ainda no Brasil, nos dedicamos a cancelar todos os serviços de casa e pessoais como contrato de fornecimento de energia, de água, gás, tv por assinatura, internet, celular, academia, doações e outras assinaturas ligadas ao Brasil. Apenas o contrato de celular que cancelamos já minutos antes de embarcar. Tornamos o número pré pago, mas hoje quase 10 meses depois, nem sabemos se o número ainda existe. Algumas contas e assinaturas permanecemos com a do Brasil como Spotify, Netflix, Amazon Prime porque o preço brasileiro é geralmente mais em conta. Outra coisa que não cancelamos foram contas de banco e cartão de crédito, pelo menos não por enquanto.

Deixar uma procuração de plenos poderes a um terceiro de confiança

Esse item aqui é SUPER importante. Deixamos uma procuração de plenos poderes com uma pessoa de confiança no caso de haver alguma necessidade, essa pessoa responde por nós. Fazer essa procuração é muito simples e nos cartórios em São Paulo, ela fica pronta em uma semana e você só precisa ir até o cartório e levar as informações da pessoa que será seu procurador, informações como nome completo, cpf, rg, estado civil, endereço, grau de parentesco, profissão... nós deixamos uma pessoa como procuradora pra nós dois, o que facilitou e barateou o trâmite. Essa procuração serve pra tudo que precisarmos, coisas como movimentar contas no Brasil e até vender o carro que deixamos lá a venda. Se a pessoa que está saindo do Brasil tem um imóvel a venda e o procurador ficará responsável, será necessário um outro tipo de procuração. Não sei ao certo qual, é preciso ligar no cartório e buscar a informação. Pagamos uns 200 e pouco nessa procuração, como todo serviço de cartório... barato não é.

Juntar dinheiro

Ai, jura? hahaha Esse era pra ser o número 1 da lista, mas como a ordem não importa, considerem como o item mais importante do planejamento, como vocês já devem saber. Cada pessoa, casal ou família se muda do Brasil com objetivos diferentes e cada um tem um orçamento definido. Há pessoas que já vêm com emprego certo, outras que vêm estudar a língua, outras que vêm com visto de residência, aposentados, enfim, são vários motivos e situações, porém todas exige um planejamento financeiro regrado.

Tendo em vista a nossa moeda em relação a euro, vivemos sempre a mercê da conversão e isso exige de nós bastante cuidado financeiro.

Muitos meses antes já começamos a economizar em todos os sentidos e sempre ficamos atentos ao valor da moeda e ao custo de vida da cidade. Todo o tempo, eu estava atualizando planilhas financeiras e planejamentos. O que fizemos foi segurar as pontas meses antes de sair do país e economizar + fazer contas de mais ou menos quanto precisávamos para ficarmos aqui os primeiros 6 meses/1 ano sem a necessidade de trabalhar. Então é muito necessário fazer e refazer contas e quando chegar aqui gastar com consciência sempre. Claro que em breve farei um post sobre custo de vida em Valencia vivendo bem minimalista, já aviso hahahaha

​Só realmente ressalto que esses comportamentos nos ajudaram (e ajudam ainda) a ter bastante consciência com o dinheiro e saber exatamente pra onde ele vai. Façam muitas contas e sempre atualizem a planilha com os custos atualizados daquele ano. Antes de viajar, é muito importante ter uma média de quanto se gastará mais ou menos com as contas mensais (aluguel, água, luz, gás, alimentação), estipular um valor mensal e viver em cima daquele valor estipulado. Com planejamento e organização, vai sair tudo certinho. ;)

Com a questão de como trazer dinheiro, trouxemos um valor pros primeiros dias porque sabíamos que precisaríamos pagar o depósito fiança do aluguel e nossos primeiros gastos precisariam ser em dinheiro porque não seria indicado usar o cartão de crédito do Brasil devido as taxas. De acordo com o meu planejamento, só teríamos uma conta bancária aqui na Espanha depois de aproximadamente um mês, então trouxemos um valor estipulado para pagar o depósito fiança, comprar os primeiros itens pessoais da nossa casa (o apartamento é mobiliado como quase todos aqui na Espanha), alimentação, primeiros documentos, entre outras coisinhas.

A partir do momento que abrimos uma conta aqui na Espanha (farei um post sobre também hahaha, aff devendo vários posts), já deixamos de usar dinheiro em espécie e só utilizamos tarjetas de crédito e débito. Até hoje, quando precisamos transferir dinheiro do Brasil pra cá ou vice versa usamos o Remessa Online (esse site é brasileiro). Tem o Transferwise também que é internacional e super seguro.

Umas tipzinhas extras

Finalizo este post com alguns dizeres extras porque eu acho que além de todo o planejamento propriamente dito é preciso também cuidar da saúde emocional nesses últimos meses, realmente não é fácil controlar a ansiedade e a insegurança, mas é altamente possível. Apesar do medo e do pensamento de "que mer** eu to fazendo?", a sensação de sair da zona de conforto + respirar novos ares vai nos trazer muitas realizações mesmo que seja a longo prazo.

Nos meus últimos dias antes da mudança eu busquei estar com as pessoas que amo, me despedir de todos, cuidei bastante da minha espiritualidade, rezei e meditei e aproveitei o tempo também para em colocar boas energias no novo projeto.

Por sua vez, com os itens da mala eu fui bastante seletiva, coloquei as roupas que eu mais gostava e quase nada de roupa de frio, com vocês devem saber, as nossas roupas de frio do Brasil quase não servem no inverno aqui, então eu realmente trouxe comigo mais roupas e itens de valor sentimental.

Ufaaa, foi dificil escrever esse post tanto tempo depois, mas precisava ficar registrado. Foi um momento marcante da minha vida, um misto de felicidade/animação e medo com saudades... vejo que é crucial a gente lutar pelos nossos objetivos e ir em busca da nossa felicidade, encontrar um lugar no mundo onde a gente se sinta viva e completa. Eu confesso pra vocês que eu ainda não sei se Valencia é esse lugar (isso é assunto pra um outro post), mas que tem grandes chances de ser, isso tem. Finalizo por aqui, muito em breve, tem mais! Os veo!